segunda-feira, 25 de maio de 2009

Uma história de luta. Parte III "Eu marcharei na tua luta"

Para fechar com chave de ouro a trilogia, Dia 28 de maio de 2009, às 19 horas, será o lançamento do documentário "Eu marcharei na tua luta" De Renata Escarião, na Residência Universitária Feminina Elizabeth Teixeira no Centro de João Pessoa.

O filme conta a história da Residência Universitária fazendo referência a Elizabeth Teixeira, desde o título que é uma frase da própria.

O documentário mostra a trajetória de lutas e vitórias que as meninas da residência traçaram e até hoje lutam por condições melhores de moradia, em busca de nada mais que seus direitos com garra e determinação assim como a grande mulher que dá nome à nossa casa.

Com essa estréia que nos mostra a história da Residência Feminina, lembramos mais uma vez da história de Elizabeth.

"No meio de 18 mil pessoas, surge uma senhora idosa. A voz é baixa, mas o microfone ajustado faz com que a força da história possa levar todos e todas presentes no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, a uma recuperação da memória. Não individual, mas àquela que se carrega quando se nasce, que já vem enraizado nos que lutam pela terra, dignidade e sobrevivência. O reencontro com o passado não tão distante assim, mas fundamental para que àquelas tantas mil pessoas pudessem estar exatamente ali, diante dos olhos fortes e das mãos calejadas.

Elizabeth Teixeira, 82 anos, é o nome desta senhora. O que ela foi levar ao 5º Congresso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi sua luta dentro das Ligas Camponesas, junto com seu esposo, João Pedro Teixeira, o fundador das Ligas Camponsas de Sapé, na Paraíba. De repente, atenção a cada etapa contada. Uma história de luta e, ao mesmo tempo, porque não, de amor pelo esposo e ao povo do campo que mesmo com a morte de João Pedro Teixeira, a fez continuar. Uns se emocionam. Os nordestinos se orgulham, afinal, uma paraibana. As Ligas Camponesas fazem parte da memória histórica que forma o MST. A presença de Dona Elizabeth Teixeira significou o exemplo que deve ser seguido."*

*Texto originalmente publicado no site do MST
Por:
Mayará Lima e Marina Costa.
http://www.mst.org.br/mst/pagina.php?cd=3701

1 Pensaram a respeito:

mo.rafaella@gmail.com disse...

Ficou massa... Adorei mesmo