quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Coisas irritantes (A má escrita me broxa deveras)

1º Tenho preconceito com quem escreve errado.

Não é digitar uma ou outra palavra no msn não... é assassinar a gramática descaradamente, mesmo depois de ter sido corrigido. Claro que na pressa surgem abreviações e eu sou adepta do "pq", "vc", mas "kza", "kem" isso não é abreviação, porra! sinto-me extremamente incomodada com isso. "Põe" agora é "poen", o verbo estando no futuro ou passado sempre termina em "ão". "Há" (verbo) ou "ah" (interjeição) significam a mesma coisa. Todas as palavras com som de "X" são escritas com "X" , como "xão" ou "xá", assim como todas as palavras que tenham "Q" ou "Cá" são escritas com K: "PK" (porque), "Kem", "Kuando", "Kza", "Kero" "Mulekise" e ainda é estinguido o uso do "S" com som de "Z". "Z"é "Z" e "S" é "S" oras!! "FaZe", "uZar", "caZar", "Fas", "Pas", etc.


Até um dia desses eu ia escrevendo FaZe porque não lembrava mais como é de tanto ver as pessoas escrevendo assim. Fora quando querem enfeitar duplicando as vogais, nas palavras com "QU" ou "GU" é só tirar o "U" e duplicar a vogal seguinte: "Segiinte", "aqii", "qeem". E palavras como "aí", "vê" não existem mais porque os acentos foram substituídos por "R": "air", "ver". "K", "W", "Y" e "H" são tipo, letras coringa... Y se enKaYxam Hem KWalKer palavra.

Verbos são um caso a parte! Simplesmente não existe mais gerúndio nem infinitivo: "Pra mim faZe isso", "Kero água pra MIM bebe", "Tenho certeza Ke você vai Gosta" e "Comeno" "Bebeno" "Viveno". Ainda falando em verbos, eles NUNCA concordam com o sujeito da frase, é pecado mortal, só não é mais grave que pontuar as frases. Pra que deixar claro o que você quer dizer, se pode deixar tudo ambíguo e prolongar a conversa? Exemplos: "Eu vó se seu", "Você vai gosta", "A net vai cai" e a já clássica e bíblica: "O Senho e o meu pasto e nada mim faltara".

Para muitos isso vai passando despercebido, para outros incomoda um pouco esses dois tipos de pessoas por vezes até aderem a esse novo "vocabulário". Já pessoas como eu se estapeiam quando veem esse tipo de coisa, como podem assassinar a nossa linda língua dessa forma? Por quê?!!!! Pra facilitar a escrita na era da internet alguns respondem... será mesmo que facilita? certas coisas são mais complicadas que o jeito certo de escrever... sofri aqui só pra lembrar de exemplos, sinceramente não sei como conseguem.

Campanha incentiva a escrita correta na internet

Cenas do próximo post: Coisas irritantes 2 (A falta de cultura musical me broxa deveras)

1 Pensaram a respeito:

mo.rafaella@gmail.com disse...

Marília, seu post não gosta de mim! Tentei comentar duas vezes e o seu blog não deixa.
Entao, você deveria fazer um artigo acadêmico sobre isso, seria interessante. Aliás, seu texto está muito bem estruturado. Parabéns.

(fiquei com medo de escrever qualquer coisa errada >_<")