terça-feira, 5 de agosto de 2014

João Pessoa 429 anos: Apesar dos pesares...

Amo João Pessoa, mesmo que ela não seja realmente minha, mesmo que eu nunca tenha visto o por-do-sol no Rio Sanhaua da Casa da Pólvora, mesmo que eu nunca tenha entrado no mosteiro... Mesmo que eu nunca tenha feito um roteiro desses que é destinado aos turistas.

Amo João Pessoa, mesmo que aqui o final de semana não tenha absolutamente nada para fazer. Amo a praia, mesmo que não possa deixar as coisas na areia para entrar no mar porque alguém pode roubar, mesmo que nas praias mais acessíveis eu saia me coçando da água..

Amo João Pessoa e um dos cartões postais da cidade tem o nome do meu pai (e outras características também). Parque SOLON de Lucena a Lagoa, mas é um lugarzinho escuro e sem vida que ninguém consegue passar muito tempo perto. (Apesar de prometerem uma reforma total - em andamento).

Amo João Pessoa, mesmo que eu tenha medo de sair na rua a qualquer hora do dia ou da noite. (Quando me mudei para cá, 8 anos atrás, era só durante a noite e nem tanto). Mesmo que eu já tenha sofrido tentativa de assalto no centro, na praia, no ônibus.. Mesmo que no são João eu tenha ficado confusa sobre se eram fogos ou tiros e quando me convenci que eram fogos, o noticiário disse que uma 'vizinha' tinha morrido baleada dentro de casa.

Amo João Pessoa, apesar de levar mais de 1h em pé num ônibus lotado para chegar no trabalho que fica a 20 minutos de carro. Mesmo que quando eu consiga sentar venha o povo da Manassés oferecer coisas inúteis por 2 reais sob a justificativa que poderia estar roubando. Ou ainda que esteja cheio de 'Mofi' ouvindo música da 'Okaida'.

Amo João Pessoa (Parahyba), mesmo que nossos símbolos históricos se confundam com crimes passionais e que a maioria da população não saiba ou não ligue para isso. Mesmo que estejam destruindo o que deveríamos nos orgulhar (como a mata verde, a esperança.. Vide Renata Arruda). Mesmo que o Centro Histórico esteja praticamente abandonado, esperando desabar para ser construído algo em seu lugar (?), ou que tenhamos perdido o titulo de cidade mais verde do Brasil. De que importa se mais veículos podem trafegar na Epitácio? Vamos fazer o mesmo com a Beira Rio?!

Amo João Pessoa e não conheço quase nada de seus 429 anos e o pouco que sei dos 8 anos que passei aqui é que devo ser masoquista por amar essa cidade, mas amo. Sei que os problemas não são só daqui, mas queria muito conhecer a cidade pacata e receptiva que tanto ouvi falar.

0 Pensaram a respeito: